Será que precisamos mesmo molhar a laje?
Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias.
A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.
Mas por que precisamos molhar a laje? Isso está relacionado com a cura do concreto.
O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.
Da informação acima, já é possível entender que é necessário haver água no concreto para que a reação ocorra de forma adequada.
Mas o que acontece com a água no concreto quando ela fica exposta ao ar livre? Isso mesmo, ela evapora muito rápido, e é por isso que é necessário molhar a superfície concretada regularmente.
E o que acontece se não molhar a laje?
Se a cura do concreto não é feita de forma adequada, é comum que a seguinte situação ocorra:
A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto.
O pior efeito é a perda de resistência do concreto. Caso a cura não seja adequada, o concreto pode não chegar à resistência requerida em projeto.
Uma forma de evitar a evaporação da água por mais tempo consiste em cobrir a laje com manta geotêxtil para reduzir a quantidade de vezes que se precisa molhar a laje.
Se após a concretagem chover, melhor ainda!